A "catarata" obrigou a uma pequena pausa......continuemos ......
"HOMO SAPIENS"
Um "saltinho" mais .....até 200 mil anos A.C. e...
Vamos encontrar em Àfrica e na Euro-Ásia um novo antepassado - o Homo Sapiens. Uma das suas espécies mais avançadas foi o chamado Homem de Neanderthal que, misteriosamente, parece ter desaparecido!
Em jazidas de neandertalenses (Europa Central) foram encontrados restos de ossadas suas trituradas e dispersas. Perante tais achados, tem-se perguntado se estamos ou não perante testemunhos de antropofagia por parte destes grupos. Que respostas podem ser dadas a esta hipótese?
O meio ambiente em que viveram parece ter-lhe fornecido a subsistência suficiente. Tratar-se-á, então, de um ritual ou prática funerária?
É sabido que existem povos que comem os seus inimigos para lhes absorver as suas qualidades ou os seus "próximos" para, carinhosamente, lhes dar uma sepultura decente. E sepulturas decentes não há dúvida de que o Homem de Neanderthal dava aos seus mais queridos já que datam dessa época o que parecem ser as primeiras práticas de enterramentos. Quanto a ele praticar ou não antropofagia é para já uma hipótese sem demonstração irrefutável.
Pondo de lado a antropofagia como necessidade de subsistência, o nosso Homo Sapiens vai continuando a ter os padrões alimentares de um omnívoro . A toda uma herança de paladares herdade dos seus antepassados irá, certamente, por curiosidade ou necessidade , acrescentar mais tantos. Bem gostariamos de saber quais!